joel-santos-curso-iniciacao-fotografia-banner.jpg

Curso de Iniciação à Fotografia

nova data: 19 a 25 AGosto 2019

LISBOA | PÓS-LABORAL | EM PORTUGuÊS

formadorEs: joel Santos e MAGALI tarouca

Curso de Iniciação à Fotografia foi concebido para quem quer dar os primeiros passos na fotografia, abordando os principais temas da fotografia digital que permitem criar excelentes fotografias, designadamente as propriedades da LUZ, o controlo da EXPOSIÇÃO, as técnicas de COMPOSIÇÃO, e as principais funcionalidades do EQUIPAMENTO fotográfico (câmara e acessórios).

Com o intuito de encaixar nas agendas mais exigentes, o curso decorre em horário pós-laboral (6 dias) na área de Lisboa, usando o Sábado inteiro em Sintra (1 dia). Está indicado para qualquer pessoa com mais de 16 anos e que deseje apaixonar-se irreversivelmente por fotografia.

 

Formadores

Joel Santos e Magali Tarouca

Grupo máximo

12 formandos

Inclui

  • 5 dias pós-laboral em sala (Lisboa, perto do Estádio Universitário)

  • 1 dia completo no exterior (sessão prática, Serra de Sintra)

  • 1 dia de sessão de comentário de resultados (Lisboa, mesmo local)

  • Certificado de participação em formato impresso ou digital

  • Seguro de acidentes pessoais (dia prático).

Exclui

  • Equipamento e acessórios

  • Deslocações até ao local do curso e durante o dia prático

  • Qualquer outro item que não esteja descrito como incluído

Preço

€ 350 (7 dias, 10h teoria + 10h prática + 2h comentário)

Inscreva-se usando o formulário no final desta página

 

Vídeo sobre a parte prática deste curso


 

PROGRAMA (19 a 25 Agosto 2019)

Workshop de fotografia, com iniciação teórica aos seguintes temas:

Dia 1: Tema: LUZ – (Segunda-feira, 19h30 às 21h30)

Propriedades e características da luz

Tipos de Luz

  • Luz natural e artificial

Dia 2: Tema: COMPOSIÇÃO – (terça-feira, 19h30 às 21h30)

Leitura da imagem

Noções de composição

  • Regra dos Terços, Ponto de vista e Perspectiva, Pontos focais, Linhas e formas geométricas, Cores, Equilíbrio visual entre os elementos

Dia 3: Tema: EXPOSIÇÃO (quarta-feira, 19h30 às 21h30)

Variáveis da exposição

  • Abertura do diafragma, Velocidade do obturador, Sensibilidade ISO

Consequências técnicas e estéticas das variáveis da exposição

  • Profundidade de campo, registo do movimento, ruído digital

Dia 4: Tema: EXPOSIÇÃO – (quinta-feira, 19h30 às 21h30)
Variáveis da exposição (continuação do dia anterior)

Subexposição e sobreexposição

Dia 5: Tema: EQUIPAMENTO – (sexta-feira, 19h30 às 21h30)

Câmara fotográfica e suas principais funcionalidades:

  • Tipos de ficheiro (JPEG/RAW), Equilíbrio de brancos

Modos de exposição

  • Prioridade à abertura, Prioridade à velocidade, Manual

Controlo da exposição:

  • Modos de medição de luz, Compensação de exposição, Histograma

Modos de focagem

Modos de disparo

Dia 6: Sessão prática no exterior – (Sábado, 9h00 até ao pôr-do-sol)
Workshop de fotografia, com iniciação prática aos seguintes géneros fotográficos:

  • Manhã – revisão prática das variáveis da exposição, configuração da câmara, uso do tripé

  • Final da manhã – composição e fotografia de paisagem

  • Tarde – Fotografia de retrato e pintura com luz

  • Final do dia – fotografia de paisagem: uso de filtros

 

Inscreva-se, preenchendo o formulário

 
Nome e apelido *
Nome e apelido
Indique a(s) sua(s) preferência(s): *
Data de Nascimento *
Data de Nascimento
 
 

Testemunhos dos participantes

Vitor M 30/06/2015

O curso decorreu às mil maravilhas, com destaque para a simpatia, a cordialidade e a disponibilidade dos monitores.

Tinha reticências quanto ao formato do curso, com apenas uma sessão prática mas que na realidade se mostrou bastante proveitosa com o Joel Santos a demonstrar em cada passo os efeitos pretendidos.

Com este curso e com estes monitores re-aprendi o conceito de fotografar. Recomendo vivamente !

Maria R 30/06/2015

Adorei o curso, o Joel e a Magali! Para além de estar tudo muito bem estruturado e organizado, o Joel é muito bom a ensinar e a tirar todas as nossas dúvidas. E tudo feito com uma fantástica boa disposição! A informação que nos é passada é bastante completa, e está feita de uma forma simples e acessível. Os dois últimos dias de prática no terreno e de avaliação das fotos são muito bons e úteis. Recomendo vivamente!

Paulo A 13/04/2015

Foi exemplar. O Joel tem tanto de bom professor como de fotógrafo talentoso. Era muita informação, percebendo-se que, facilmente, aquilo de que falávamos em 2h daria para um dia de conversa, mas tinha de ser assim. Se as aulas fossem mais longas, não se encaixariam tão bem nos horários laborais; se tivessem menos matéria, teríamos aprendido menos. De resto: nota 10 para o Joel e para a Magali. Simpáticos, pacientes, excelentes comunicadores, pedagógicos, etc. Aprendi muitíssimo e, um dia destes, tenciono voltar para outro curso.

Ana M 13/04/2015

Relativamente a este curso não podia ter sido melhor, o Joel é um excelente professor e não só sabe exprimir para os alunos o que aprendeu como também sabe esclarecer perfeitamente bem as duvidas que surgem. Adorei tanto a parte teórica como a parte pratica.

A Magali também foi uma peça crucial neste curso pois soube igualmente explicar a parte dos retratos de uma forma tão simples que foi fácil absorver e praticar, além do que quando o Joel não conseguia chegar a todos para ajudar havia sempre a Magali por perto :)

Já fiz vários cursos de iniciação mas sem duvida que este foi onde aprendi mais e onde me foi transmitida realmente a essência da fotografia. ADOREI :)

Ana L 13/04/2015

Fiquei muito satisfeita com o curso e com o profissionalismo, disponibilidade e simpatia da Magali e do Joel. Estão de parabéns. Muito obrigada por tudo.

Sérgio M 09/02/2015

O curso correspondeu plenamente às minhas expectativas. Além de excelente fotógrafo, o Joel é um excelente comunicador, transmitindo os conhecimentos de forma extremamente clara e focada. E o entusiasmo com que fala de fotografia é contagiante.

Paula M 27/05/2014

O curso excedeu as minhas expectativas !!! O Joel além dum excelente fotógrafo é um óptimo formador e um excelente comunicador , a parte da formação técnica que é sempre a mais " chata", o Joel desconstruiu e simplificou. Sem dúvida a parte prática foi a mais divertida mas não seria possível sem a outra componente técnica . O curso está muito bem estruturado. Fiquei completamente fã, da dupla Joel / Magali !!!

JOSE L 24/03/2014

Sobre o curso de iniciação a fotografia do Joel e Magali, primeiro que tudo superou em muito as minhas expectativas. Em relação as matérias ministradas para este tipo de curso foram as adequadas. Sobre as aulas teóricas foram excepcionais assim como a qualidade do monitor, que tornou fácil uma matéria bastante complexa.

De referir as qualidades humanas do Joel Santos, sendo que todos nós ficamos amigos. Também a sua disponibilidade foi total, bem com a forma de comunicar como se estivesse novamente a tirar uma foto, foi fantástico. Na parte prática juntou-se a Magali que o Joel já tinha falado na aulas teóricas, também um amiga sempre pronta a ajudar e colaborar, integrando-se muito bem no grupo. Além disso uma excelente fotografa que eu já conhecia. Por isso fazem uma dupla excepcional, que espero encontrar noutras formações e com certeza noutras viagens sobre fotografia.

Um obrigado ao Joel e Magali

Pedro M 17/03/2014

Sobre esta actividade, apenas tenho coisas boas a dizer.... Tanto o Joel como a Magali, além de excelentes fotógrafos são excelentes formadores, com uma grande capacidade de comunicação. Adorei a semana, do principio ao fim, tanto nas aulas teóricas como na aula prática. O dia de sábado foi realmente um dia bem passado!

Na realidade tanto o Joel como a Magali conseguiram além de passar os conhecimentos, aumentar ainda mais a paixão pela fotografia!

Ana A 17/03/2014

A minha impressão sobre o curso e os formadores é muito positiva.

O Joel é um excelente comunicador e teve o mérito de prender a atenção do grupo durante todo o período da formação, não obstante ser em horário pós-laboral (momento em que o cansaço se torna mais evidente). Tem a vertente pedagógica muito enraizada (o que é óptimo) e consegue simplificar a linguagem (sem prescindir do rigor) para que esta seja perceptível a todos, mesmo para aqueles que, como eu, nunca tinham arriscado sair do modo automático de fotografar. Mostrou-se sempre disponível e paciente para as nossas dúvidas. Foi de uma generosidade tremenda na partilha dos seus conhecimentos. Como tive oportunidade de lhe dizer ontem, sinto que tive um enorme privilégio por o ter tido como formador, será sempre a minha referência, o "Meu Formador" e, sinceramente, espero um dia poder vir a fazer jus ao seu esforço e ensinamento. Foi sempre pontual (qualidade que nem sempre se vê entre os formadores...) A nível pessoal, considero-o bem formado e educado.

A Magali é igualmente boa comunicadora. Rapidamente interagiu com o grupo, o que criou uma repentina cumplicidade entre todos. Mostrou-se sempre disponível para as nossas "dúvidas de campo"; esteve sempre atenta aos pequenos pormenores; foi generosa nas dicas que deu. É um rouxinol em potência! Muito divertida, educada e correcta.

 
LIVRO RECOMENDADO. DISPONÍVEL EM QUALQUER LIVRARIA

LIVRO RECOMENDADO. DISPONÍVEL EM QUALQUER LIVRARIA